Foto: Adriana Franciosi, banco de dados, ZH |
![]() |
Em um dia, são publicados no Orkut 80 milhões de recados, 30 milhões de fotos e 3,5 milhões de vídeos. Os números fazem parte de uma pesquisa sobre o site de relacionamento preferido dos brasileiros apresentada hoje pelo Google, em São Paulo. No país, ficam 57% dos usuários do Orkut, ou 35 milhões de pessoas. Três em cada quatro internautas brasileiros estão no Orkut.
À tarde, bati um papo por telefone com a Kika Oncken, gerente de vendas do Google Brasil, sobre o estudo. Ela destacou o chamado "efeito de rede". Um site de relacionamento só faz sentido mesmo se teus amigos estiverem lá. Para 83% dos entrevistados, o principal incentivo para entrar em uma rede social é o fato de os amigos já estarem usando.
- O principal recado da pesquisa foi a paixão do brasileiro pelo Orkut. A frequência de uso da ferramenta chega a ser várias vezes ao dia. O usuário não só entra no Orkut. Há um grande nível de interação, coloca vídeos, posta fotos - concluiu Kika.
Um quinto dos usuários do site publica alguma coisa lá várias vezes por dia. O percentual de quem acessa o serviço pelo menos uma vez por dia chega a 84%.
@@
O que mais me chamou a atenção é o grande uso do Orkut como álbum de fotos. É a funcionalidade utilizada regularmente mais citada (por 92%), desbancando as comunidades (81%) e o scrapbook (61%).
Entre os mil entrevistados do estudo, que foi realizado pela Netpop Research, 95% usa o Orkut e 28% disse ter usado no passado - e não mais - o fotolog. Já 41% disse conhecer o Facebook mas nunca ter usado. Aliás, quando perguntei se o crescimento da rede de Mark Zuckerberg - que virá ao Brasil na semana que vem - assusta, Emmanuel Evita, gerente de comunicação de produtos do Google Brasil, tratou de desconversar:
- A gente pensa muito no nosso produto. Queremos evoluir o sistema. A melhor maneira de fazer isso é fornecendo as experiências que o usuário está procurando, concentrando nele.
E cá entre nós: o crescimento de 54% do Orkut em 2008 não deixa de ser a prova de que o site de relacionamentos do Google vai muito bem, obrigada.
@@
A pesquisa apontou ainda, na avaliação de Kika, que há uma aceitação grande da publicidade no Orkut por parte de seus usuários. Oito em cada 10 se cadastraria em uma comunidade patrocinada por uma marca. A propósito, 36% disse que posta sobre marcas que adora e 14%, sobre as que odeia.
Vanessa Nunes é colunista de tecnologia dos jornais Zero Hora, de Porto Alegre, e A Notícia, de Joinville (SC). Nasceu em Butiá (RS) há 26 anos e é jornalista formada pela Fabico/Ufrgs. Por que uma foto com um laptop sobre a cabeça? Descobre clicando aqui. E-mail: vanessa.nunes@zerohora.com.br Acompanhe o blog no Twitter @blogdavanessa Faça parte da comunidade do blog no Orkut, acessando AQUI
Dúvidas Frequentes | Fale conosco | Anuncie - © 2009 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.