Meu avatar, a falecida Van Latynina, aí na imagem:Foto: reprodução |
São cada vez mais frequentes as empresas que se aventuram pelo que parece ser o maravilhoso mundo do Twitter, afinal, é a modinha da vez, e as companhias precisam se mostrar cool, não? Então há pérolas do tipo “primeira joalheria brasileira no Twitter”.
Isso não te lembra o oba-oba do Second Life? À época, foi uma corrida de empresas inaugurando suas sedes virtuais, hoje terrenos abandonados, ilhas que sumiram do mapa.
Só que o Twitter não será outro Second Life. Quer dizer, se as corporações conseguirem pensá-lo além da modinha. A regra número 1 é que não basta estar lá só para dizer que está. Um perfil abandonado pega mal até. Também não é para tudo e todos que faz sentido marcar presença. Há bons exemplos: veículos jornalísticos que levam ao Twitter suas últimas notícias, avisos de promoções, lançamentos, descontos especiais para usuários do microblog. Ou que tal saber que filme está para começar no Telecine? Nesses casos, há mesmo utilidade.
E como o assunto é o microblog, sabia que existe até um joguinho, o tal do Buytter, em que a proposta é comprar o Twitter alheio? Ahn? Explico aqui.
*Os pitacos acima foram publicados no caderno ZH Digital de hoje
Update: pelo jeito, não são só as empresas. Há pessoas que também só entram no Twitter para se dizerem "antenadas" e logo abandonam. Veio a calhar a informação de que 60% dos usuários do Twitter em um mês não voltam no mês seguinte.
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Vanessa Nunes é colunista de tecnologia dos jornais Zero Hora, de Porto Alegre, e A Notícia, de Joinville (SC). Nasceu em Butiá (RS) há 26 anos e é jornalista formada pela Fabico/Ufrgs. Por que uma foto com um laptop sobre a cabeça? Descobre clicando aqui. E-mail: vanessa.nunes@zerohora.com.br Acompanhe o blog no Twitter @blogdavanessa Faça parte da comunidade do blog no Orkut, acessando AQUI
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