Foto: Fernando Gomes, ZH |
![]() |
Trocar fotos e músicas de um celular para outra via Bluetooth não é diversão só de adolescentes. Nesta reportagem aqui, publicada neste sábado na editoria de Economia da ZH, contei como o quarteto acima faz uso dessa tecnologia. A ironia é que, apesar de ter se popularizado, o Bluetooth (ainda!) não funciona no celular mais badalado no mundo, o iPhone. E como já disse certa vez o meganerd Sheldon, personagem de The Big Bang Theory (a saber: o melhor seriado do mundo!): "tudo fica melhor com Bluetooth". Seguido inventam uma engenhoca bizarra com esse tipo de comunicação. Em 2008, 56,3% dos celulares homologados pela Anatel no país contavam com a tecnologia. Tem gente que não compra um aparelho novo que não tenha a tecnologia. Segundo uma pesquisa da Associação Mobile Marketing com brasileiros: 85% consideram importante contar com Bluetooth no telefone. Os celulares respondem por 60% do mercado de Bluetooth no mundo, que era de 1,2 bilhão de unidades em 2008, mas deverá dobrar até 2013, estima a ABI Research. Com o segmento em ebulição, a publicidade está de olho. Tem cada vez mais ações do chamado Bluetooth marketing. Colocam-se tótens que detectam no raio de alcance os celulares com a tecnologia habilitada e disparam um conteúdo para o consumidor, por exemplo, papéis de parede e joguinhos.
Vanessa Nunes é colunista de tecnologia dos jornais Zero Hora, de Porto Alegre, e A Notícia, de Joinville (SC). Nasceu em Butiá (RS) há 26 anos e é jornalista formada pela Fabico/Ufrgs. Por que uma foto com um laptop sobre a cabeça? Descobre clicando aqui. E-mail: vanessa.nunes@zerohora.com.br Acompanhe o blog no Twitter @blogdavanessa Faça parte da comunidade do blog no Orkut, acessando AQUI
Dúvidas Frequentes | Fale conosco | Anuncie - © 2009 RBS Internet e Inovação - Todos os direitos reservados.