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Experimentei hoje pela primeira vez o serviço da companhia aérea Azul. Meu objetivo era chegar em São Paulo, partindo de Porto Alegre.
O voo saiu bem pontual às 13h15 (bom), fez escala em Navegantes (nem tão bom) e chegou 10 minutos antes do previsto em Campinas (bem bom). O avião era aparentemente bem novinho (bom), a poltrona quase não reclinava (ruim, mas não tem melhor) e o serviço é simples mas eficiente: batata chips e mini wafer recheado, com direito a um refri (satisfatório). O que eu não contava era com a espera no aeroporto de Viracopos. Cheguei às 15h45 e só vou pegar o busão gratuito (bom) que vai me levar para o shopping Eldorado às 17h45 (nada bom).
Da próxima vez, antes de me atirar numa promoção por R$ 129 vou me informar sobre os horários dos ônibus.
O Liquida Porto Alegre chegou também às passagens aéreas. A Gol vai oferecer vôos a partir de R$ 79 para quem embarcar em Porto Alegre para diversos destinos do Brasil e América do Sul de 9 de fevereiro a 1 de março. Para quem ainda não programou bem o Carnaval ou férias neste mês pode render uma boa barbada, hein?
A venda das passagens, que também acumulam pontos no programa Smiles, é feita no site da companhia até o dia 27. É preciso adquirir os trechos de ida e volta, comprar com até três dias de antecedência e ficar no mínimo três noites no destino.
Abaixo, alguns exemplos dos valores disponíveis:
Porto Alegre-Curitiba: R$ 79
Porto Alegre-Campinas: R$ 119
Porto Alegre-Presidente Prudente: R$ 209
Porto Alegre-Guarulhos: R$ 169
Porto Alegre-Londrina: R$ 199
Porto Alegre-Chapecó: R$ 169
Porto Alegre-Fernando de Noronha: R$ 799
Porto Alegre-Galeão: R$ 179
Porto Alegre-Recife: R$ 469
Porto Alegre-Maringá: R$ 199
Porto Alegre-Florianópolis: R$ 129
Porto Alegre-Manaus: R$ 509
Porto Alegre-Vitória: R$ 199
Porto Alegre-Brasília: R$ 219
Porto Alegre-Fortaleza: 479
Porto Alegre-Congonhas: R$ 179
Porto Alegre-Buenos Aires: US$ 199
Porto Alegre-Lima: US$ 499
Porto Alegre-Montevidéu: US$ 169
Porto Alegre- Santiago: US$ 279
Seres internéticos como eu não ousam negar que o twitter tá bombando. Tem quem use para se relacionar, trabalhar, se informar e por aí vai. Nessa linha, meu amigo, editor do diario.com, following e follower no twitter Fabiano Melato me mandou um perfil que vale a pena seguir para ficar por dentro de promoções de passagens e outras novidades da aviação comercial no Brasil. Gostei e repasso a dica aqui: twitter.com/passagensaereas. Quem ainda não é adepto da mania do microblog pode acompanhar as notícias no site www.melhoresdestinos.com.br.
A propósito, a novidade de hoje é que a TAM está correndo atrás da Azul e anunciou quatro vôos diários nas rotas já operadas pela nova companhia. São eles:
Porto Alegre-Campinas-SP, às 19h30
Campinas-SP-Porto Alegre, às 07h
Porto Alegre-Campinas-SP, às 09h20 / Campinas-Salvador, às 11h55
Salvador-Campinas-SP, às 14h10 /Campinas-Porto Alegre, às 17h10
Para descontrair, enquanto o caos aéreo de final de ano já começou, um vídeo sobre o futuro nas companhias aéreas. Já pensou em pagar por máscaras de oxigênio? O pessoal do MAD TV já. Dá uma olhada:
Nem tudo é má notícia para viajantes neste fim de ano de crise. Depois de um baita jejum, as promoções voltaram à Gol. Não deve ser coincidência que isso tenha ocorrido na mesma semana em que a Azul começa a vender passagens, né? Viva a concorrência!
O que tem para aproveitar no site da Gol
Promoção de Natal e Ano-Novo por R$ 99: Preço bom, mas só estão incluídos trechos partindo e chegando em Congonhas. Vale para viagens de 24 de dezembro a 8 de janeiro, e as passagens devem ser compradas com pelo menos três dias de antecedência.
Promoção Férias com Preço de Ônibus: Tarifas a partir de R$ 49 até R$ 169, para quem quiser ficar no mínimo 10 noites no destino. Vale para voar de 15 de dezembro a 28 de fevereiro, mas é preciso comprar com 10 dias de antecedência no mínimo.
Promoção Tarifas Especiais na Alta Temporada: Os preços variam de acordo com a permanência no destino (três, sete ou 10 noites). O valor mais baixo é R$ 199 e o mais alto, R$ 339, mas todos os vôos também passam por Congonhas. Oferta válida até 28 de fevereiro, desde que a compra do bilhete seja com três dias de antecedência.
O que tem para aproveitar no site da Azul
Programa de fidelidade Tudo Azul: as regras são diferentes das conhecidas da TAM e ex-Varig. Em vez de pontos ou milhas, os clientes da Azul vão, a cada passagem comprada, independente do preço ou trecho, acumular 5% em crédito do valor pago. A cada R$ 50 acumulados, o consumidor vai poder usar este valor na compra de uma próxima passagem.
Promoções: No primeiro dia do site, tem três trechos anunciados em oferta – Porto Alegre-Campinas (R$ 159), Campinas-Porto Alegre (R$ 159), Campinas-Salvador (R$ 219) e Porto Alegre-Salvador (R$ 349). Todas as ofertas valem até 1 de janeiro e as tarifas podem ser pagas em três vezes, sendo que a última delas (POA-Salvador) só pode ser reservada pelo callcenter.
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Em tempo, a Azul começa a voar oficialmente dia 15 e, neste primeiro momento, só está vendendo passagens partindo de Curitiba, Porto Alegre, Campinas, Salvador e Vitória. Hoje, a companhia fez sua apresentação em Porto Alegre. Sobre o vôo de 37 minutos você pode saber mais no site de zerohora.com. De brinde o ida&volta publica umas fotinhos feitas pelo fotógrafo de ZH Fernando Gomes. Tudo muito azul, né?
Saiu hoje no Bom Dia Brasil, depois em Zero Hora, o que a gente já tinha notado: os preços das passagens aéreas no Brasil aumentaram em 2008. Um levantamento da Anac mostra que as tarifas da ponte aérea Rio-São Paulo, por exemplo, tiveram alta de 189% em um ano e, no trajeto São Paulo-Curitiba-São Paulo, mais de 150%.
A explicação das companhias aéreas é que os reajustes foram motivados pelo aumento dos preços do petróleo e do dólar. Só que o barril de petróleo caiu no mercado internacional nos últimos 12 meses e o dólar só começou a subir em setembro...
Imagina agora o que vai acontecer depois da crise?
Eba, um antídoto de graça contra atraso de aviões está garantido a partir de dezembro. Segundo matéria da Zero Hora de hoje, aeroportos administrados pela Infraero oferecerão acesso gratuito à internet sem fio em todas as áreas, inclusive salas de embarque. Num primeiro momento, a rede wireless será instalada em 11 lugares, mas a promessa é ampliar o serviço para todos os 67 aeroportos.
Os primeiros são:
Belém (PA)
Brasília (DF)
Confins (MG)
Curitiba (PR)
Galeão (RJ)
Guarulhos (SP)
Manaus (AM)
Porto Alegre (RS)
Recife (PE)
Salvador (BA)
Santos Dumont (RJ)
Adorei! Se isso já tivesse valendo, teria R$ 25 a menos na conta do meu cartão de crédito. Foi o que paguei para usar o serviço da Vex para acessar por 24 horas (embora eu não precisasse de 24 horas) a rede no Galeão, na ida para a Galícia. Caro, muito caro.
Enquanto a Varig diminui e a Gol se adapta, a TAM parece ser a companhia que melhor ocupa o espaço da velha Varig. Na semana que passou, duas novidades promissoras:
1 - Mais um destino internacional anunciado, Orlando. Valendo a partir de 21 de novembro, o vôo sai de Guarulhos às 11h30 e pousa nos EUA às 17h (horário local). Na volta, a saída é às 18h50min e a chegada no Brasil, às 6h35min (também no horário local). A classe econômica sai por US$ 929 e a executiva, US$ 4.583 (ai, medo de fazer a conversão em tempos de crise).
2 - Mais um passo para a Star Alliance, o grupo formado pelas 21 maiores companhias aéreas do mundo. A TAM foi aceita oficialmente como futuro membro da aliança. Todo o processo ainda vai demorar, mas já é um começo.
Esta semana a Gol/Varig anunciou mudanças na rota, no serviço de bordo e no Smiles. Li só a manchete, que era algo como "clientes da Gol também poderão acumular milhas no Smiles". Parecia bom. Hoje, almoçei com a família, e o meu pai, que anda viajando para caramba e é sempre muito bem informado, me alertou que a coisa não era bem assim. E não é. Aproveitei o fim de domingo para googlear e li sobre as novidades. Eis o que entendi:
* Os clientes do Smiles têm até o dia 15, ou seja, quarta-feira, para emitir passagens com milhas. A partir do dia 16 até o dia 16 de novembro, nada de emissão de bilhetes. Neste período todos devem se recadastrar no programa - e os clientes da Gol podem se inscrever nele - para somente no mês que vem voltar a aproveitar suas vantagens. As promessas são de que os pontos serão mantidos (ufa!), mas algo me diz que vem regra nova por aí. Além do mais, jura que vai ser possível marcar passagens com milhas para as férias de fim de ano lá na segunda quinzena de novembro, né? Quem tava guardando pontos para isso, é melhor se decidir esta semana.
* No mesmo pacotão de mudanças, a mais relevante parece ser a unificação das rotas e o fim da sobreposição de vôos. A partir do dia 19, Gol fica com destinos nacionais e internacionais de curta duração (para Assunção, no Paraguai, Buenos Aires, Córdoba e Rosário, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, Lima, no Peru, Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia e Santiago via Buenos Aires) e Varig diminui mais ainda e mantém só três rotas internacionais: Bogotá (Colômbia), Caracas (Venezuela) e Santiago (Chile). Aos poucos, os aviões da Varig vão inclusive receber nova pintura.
* Nos vôos que a Varig continuará a operar uma nova classe será criada, a Confort. Quem optar por ela, vai acumular 25% mais milhas, ter acesso as salas vips Smiles (as atuais da Varig), serviço de bordo diferenciado, franquia de 10 quilos a mais de bagagem e um pouco mais de espaço dentro da aeronave. Na mesma onda, a Gol vai mudar o serviço de bordo em algumas rotas domésticas. Em vez da barrinha de cereal, os clientes vão ganhar um lanchinho, seja lá o que isso significa.
Sei não, mas nada me pareceu muito animador enquanto consumidora. Alguém otimista por aí?
Diário Económico |
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Antes da Espanha, Portugal. Já sabia da conexão que faria em Porto, mas chegar ao país foi bem mais rápido do que pensava. Com a TAP, já estava em mundo luso antes de sair do Brasil. Ou mil milhões não seria o mesmo que um bilhão? Tava na manchete do Diário Económico, a minha primeira leitura a bordo do A330, que saiu do Rio às 19h, bem pontual.
Nunca tinha voado com a TAP. Avião novinho, serviço ok, nada de mais, nem nada de menos para uma classe econômica dos tempos modernos. Só uma surpresa: talheres de metal! Juro, quase levei os meus para casa para relembrar os velhos tempos.
Recebi semana passada uma correspondência do Zaffari. E não era a conta do meu "Bourbon Card". Uma cartinha contava uma novidade: o cartão agora acumula pontos, que podem ser trocados por milhas da Varig ou da TAM! Eu, que detesto regulamentos, me prestei a ler. Ou não entendi direito, ou esse plano de finalidade é muito bom. Alguém me alerte se eu não tiver prestado atenção nas letras miúdas, pls.
Ó isso:
Mediante o pagamento de mercadorias com o CARTÃO de crédito da ADMINISTRADORA numa LOJA PARTICIPANTE, um percentual do valor é transformado em PONTOS.
Exemplo: R$100,00 de Pagamento x 2,50% = 2,50 PONTOS
(Os pontos) Possuem validade de 12 (doze) meses contados a partir da data do pagamento da FATURA na qual foram creditados.
O resgate pode ser solicitado após 60 dias do crédito do primeiro PONTO.
Cada ponto do FIDELIDADE PREMIUM é convertido em 15 milhas do programa SMILES da VARIG ou 15 pontos do TAM FIDELIDADE. O resgate mínimo para esta opção são 200 pontos, que devem ser transferidas para a conta no titular do cartão no PROGRAMA PARCEIRO.
O regulamento completo tá no site, a um clique!
***
Adorei! Igual, eu já gasto todo mês uma certa quantia com esse cartão. Agora, ele ainda vai me ajudar a pagar passagens. Até vou parar de reclamar que o Zaffari não aceita cartão de crédito.
Os aviões Airbus A320 da TAM serão os primeiros na América do Sul e Norte a terem um serviço de telefonia móvel a bordo. Isso significa que os passageiros poderão falar, enviar mensagens de SMS e e-mails por aparelhos celulares e smartphones durante os vôos nas rotas da América do Sul. O sistema, criado pela OnAir – uma joint venture da Airbus e da desenvolvedora de tecnologia para aviação Sita - e já usado na Europa, deve começar a funcionar no segundo semestre de 2009. Antes, a Anac e a Anatel ainda precisam dar o "amém" e a lei que autoriza o uso de celulares somente com aeronave em solo e de portas abertas precisa ser modificada.
Aguardaremos!
A notícia tá mais completa aqui pertinho, no canal Tecnologia.
E não é que a United Airlines resolveu voltar atrás e desistiu de cobrar pelas refeições em vôos? A idéia era vender lanches em viagens entre Washington DC e a Europa a partir de 1 de outubro, mas a companhia mandou uma carta aos consumidores anunciando que nada vai mudar, segundo o The Wall Street Journal. Segundo o texto assinado pelo chefe do departamento de consumidores, a decisão foi revertida porque muitos clientes reclamaram.
Bonito isso.
Histórias, dicas, lembranças e planos de viagens para quem adora passear por aí (e depois voltar para casa). Por Tatiana Klix
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